ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO SOFTWARE
RECURSOS QUE SERÃO UTILIZADOS NESSA AULA:
Fonte:Imagem do Autor
(1) Rotação do sólido:
Opções: Para a esquerda / Para a direita / Para cima / Para baixo /
Girar para a esquerda e direita em torno do seu próprio eixo;
(2) Zoom;
(3) Opção para rotacionar o software automaticamente, isto é,
apertando-a o sólido geométrico gira sem o auxílio do usuário e só pára
com um novo clique nessa opção;
(4) Sólidos geométricos. Para desenhá-los é preciso clicar no sólido e em seguida na área branca do software.
Recomenda-se que o professor reserve 15 minutos da aula para explicar aos alunos como manipular o software S3D Secbuilder.DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Inicialmente, oprofessor deverá estabelecer juntamente com a turma uma analogia entre os elementos do poliedro: vértice, aresta e face com as noções primitivas de ponto, reta e plano, respectivamente. Para isso, ele poderá mostrar aos alunos, por exemplo, a ponta de uma caneta e perguntá-los se esta se refere ao ponto, a reta ou ao plano, verificada a relação da ponta da caneta com o ponto, o professor deverá estabelecer que o vértice se assemelha ao ponto. Para os outros elementos e utilizando a mesma estratégia, o professor poderá mostrar o comprimento da caneta e a superfície do quadro branco.
Essas analogias podem ser registradas no quadro branco da seguinte forma:
Fontes: Imagens 1e 4: http://padilhaverde.blogspot.com/2009/12/o-misterio-das-canetas-bic.htm
Imagens 3,6 e 9: http://www.brasilescola.com/matematica/poliedros.htm
Imagens 2, 5, 7 e 8:Imagens do autor
E em seguida, com os alunos organizados em duplas, o docente deverá propor a seguinte atividade:
Preencha os três primeiros campos de cada linha da tabela, seguindo as instruções a seguir:
1) Utilizando o software S3D Secbuilder, desenhe cada um dos
sólidos destacados na figura abaixo (o professor poderá fazer um esboço
dessa figura no quadro branco para que os alunos visualizem quais
sólidos devem desenhar)
Fonte: Imagem do Autor
2) Ao desenhar cada sólido, manipule-o (ver opções (1), (2) e (3)
do campo ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO SOFTWARE), identifique o número de
vértices, arestas e faces de cada um deles e registre os dados na
tabela abaixo:
Sem comentários:
Enviar um comentário