Geometria Espacial : Prismas
- Identificar e Diferenciar os Prismas de outros sólidos geométricos como Cilindros e Pirâmides;
- Reconhecer e resolver problemas que envolvam os elementos de um prisma (base, altura, faces, arestas);
- Classificar prismas como retos, oblíquos ou regulares;
- Calcular a Área e o Volume de prismas.
Duração das atividades
06 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Conceitos básicos de Geometria: Ponto, Reta, Plano;
- Trabalho com Poliedros (definição, características e classificações).
Estratégias e recursos da aula
Professor(a), nessa aula
apresentaremos atividades que poderão servir para desenvolver a
capacidade de os alunos reconhecerem os diferentes tipos de sólidos
geométricos no seu cotidiano, através de atividades que utilizam o
computador e/ou podem ser realizadas com objetos comuns ao seu
dia-a-dia.
PARTE I
Para darmos início a essa aula o professor poderá utilizar o software “Geometria”.
DICA: Esse Software pode ser encontrado no endereço:Para darmos início a essa aula o professor poderá utilizar o software “Geometria”.
Realizando a pesquisa com as opções Ensino Médio/Matemática.
Nesse endereço além da opção de trabalhar com o software através da internet pelo ícone “Visualizar” o professor pode escolher por fazer o Download do objeto, o que possibilita o uso do software sem a utilização de internet.
Nesse software são disponibilizadas três atividades que trabalham com a identificação e classificação de Sólidos Geométricos.
Na primeira atividade, o aluno deve encontrar os sólidos “escondidos” em uma cidade, em seguida ele poderá visualizar seus elementos (faces, arestas e vértices). Na segunda, o aluno deve dividir os sólidos apresentados de acordo com as características de cada um, assim são apresentadas a diferenças entre corpos redondos e poliedros e em seguida a classificação dos poliedros em prismas e pirâmides. E na terceira atividade, o aluno é convidado a identificar e classificar os sólidos encontrados em algumas fotos e imagens de cidades.
DICA: Como trabalharemos com os
conceitos de Prismas, mais especificamente, o professor deverá dar uma
atenção maior a esses sólidos explorando suas características.
Trata-se do Software “Poly”, que permite ao aluno visualizar e “manipular” diversos tipos de sólidos.
DICA: Alem desse software essa página da web apresenta outros recursos que podem ser utilizados no estudo da Geometria.
Para realizar o trabalho com os prismas,
o professor pode pedir aos alunos que selecionem a opção “Prismas e
Antiprismas”. Escolhendo essa opção o professor terá a chance de abordar
e desenvolver os conceitos e propriedades envolvidos no estudo de
prismas, uma vez que nesse software é possível ter a representação das
figura em 3D e na forma plana.
DICA: Além do trabalho com Prismas esse
software poderá ser útil em todo o estudo de sólidos geométricos. Por
possibilitar a visualização dos sólidos na sua forma planificada, esse
software pode servir de ferramenta para atividades onde seja proposta a
“transposição” da animação para o desenho no papel, esse trabalho pode
facilitar ao aluno o processo de planificação dos sólidos.
PARTE II
Dando seqüência a identificação e classificação de sólidos no cotidiano, sugerimos que seja pedido aos alunos que tragam de casa diferentes embalagens e objetos que podem ser identificados como sólidos geométricos (caixas de sabão em pó, remédios, leite, latas de milho, ervilha, dados, entre outros).
Dando seqüência a identificação e classificação de sólidos no cotidiano, sugerimos que seja pedido aos alunos que tragam de casa diferentes embalagens e objetos que podem ser identificados como sólidos geométricos (caixas de sabão em pó, remédios, leite, latas de milho, ervilha, dados, entre outros).
Divididos em grupos eles deverão separar
os objetos de acordo com as suas características (espera-se que eles
separem os corpos redondos dos poliedros). Após esse trabalho o
professor poderá apresentar, pedindo aos alunos que passem a trabalhar
apenas com os poliedros, a definição de prisma. Dessa forma os grupos
poderão separar agora os poliedros em outro subgrupo (prismas e
pirâmides).
Utilizando os materiais como exemplo o
professor poderá pedir aos alunos que identifiquem os elementos dos
prismas (face, aresta, base, altura). Essa identificação poderá ser
feita pelos próprios alunos, recordando os conceitos trabalhados no
Ensino Fundamental e com base nos dados fornecidos na atividade
anterior.
DICA: Para trabalhar com os conceitos de
aresta e face, o professor pode utilizar a construção de sólidos com
canudos (estudo das arestas) e papel cartão ou cartolina (estudo das
faces), essas construções podem ser realizadas antes mesmo da definição
de arestas e faces no inicio do estudo dos poliedros.
DICA: Essa atividade servirá não somente
para trabalhar com prismas, mas também para identificar a capacidade
dos alunos de diferenciar e classificar os sólidos geométricos.
DICA: O professor pode sugerir ainda uma
atividade onde os alunos utilizem câmeras fotográficas e celulares para
registrarem prédios e construções de sua cidade que tenham a utilização
de sólidos na sua estrutura, em sala de aula os alunos poderão analisar
as fotos e classificar cada uma das figuras registradas, discutindo
inclusive a função estética do uso certas figuras e não de outras, além
do aspecto econômico e cultural, podendo deste modo, desenvolver um
trabalho que envolva outras disciplinas escolares.
PARTE III
Para dar continuidade e concluir o estudo dos Prismas o professor poderá apresentar aos alunos as equações utilizadas para o cálculo da Área e do Volume de Prismas.
Para dar continuidade e concluir o estudo dos Prismas o professor poderá apresentar aos alunos as equações utilizadas para o cálculo da Área e do Volume de Prismas.
As equações referentes a esses cálculos, bem como exemplos de exercícios que podem ser utilizados, podem ser encontradas em:
ouou
DICA: Através da análise da resolução
dos problemas e do registro das atividades o professor poderá
identificar e sanar as possíveis dúvidas que possam existir antes de dar
seqüência ao estudo dos sólidos.
DICA: Caso tenha disponível na sua
escola o professor poderá trabalhar ainda com sólidos de acrílicos que
servem de apoio principalmente para o trabalho com o cálculo de volume,
uma vez que podem ser preenchidos com água e/ou areia.
Recursos Complementares
No seguinte link:
http://calculomatematico.vilabol.uol.com.br/geoespacial.htm
O professor pode encontrar um texto que narra a História da Geometria
Espacial. Esse texto pode ser utilizado tanto no início da aula sobre
Poliedros e/ou Prismas, ou logo no início do conteúdo de Geometria
Espacial.
Avaliação
Espera-se que ao final dessas aulas, com a análise dos
resultados das atividades e a participação dos alunos, seja possível
identificar a capacidade dos mesmos de:
- Reconhecer e nomear prismas;
- Identificá-los e classificá-los;
- Resolver problemas que envolvam o estudo de seus elementos;
- Calcular a área e o volume de prismas e resolver situações que
envolvam essas medidas.
Sem comentários:
Enviar um comentário