que o aluno poderá aprender com esta aula
Efetuar cálculos de probabilidades
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Operação de divisão, Porcentagens e Princípio fundamental da contagem
No laboratório de informática
Trata-se de uma aplicação que irá
trabalhar os conceitos estudados. Ao acessar o aplicativo, siga as
orientações até chegar a seguinte tela abaixo que corresponde à
atividade 1, que explora a probabilidade através de jogos e propõe fazer
uma pesquisa e analisá-la. Com isso, se investiga uma situação e
verifica-se a necessidade de uma análise através da probabilidade.
Peça aos seus alunos que acessem a opção “Sorteio na caixa”. Inicialmente o aplicativo mostrará um pouco da história da criação de probabilidade.
Nesta atividade, os alunos
são convidados a preencher inicialmente uma tabela de dupla entrada,
com quantidades de algumas “peças” que formarão o conjunto a partir do
qual, posteriormente, será efetuado um sorteio.
Esses elementos têm
características que se interceptam. Há “peças” verdes, amarelas ou azuis
e há “peças” triangulares e circulares distribuídas pelas 3 cores. O
aluno poderá escolher uma das peças e escrever a chance que ela tem de
ser sorteada dentre todos os elementos do conjunto.
A cada escolha do aluno, o
sistema gera o sorteio aleatório de uma peça e testa a correção da
escrita da chance e, também, se o usuário foi feliz em sua escolha, isto
é, se a peça que escolheu foi ou não sorteada.
No final, o aluno será
convidado a localizar seu rendimento em uma escala de valores. Esse
rendimento leva em conta duas questões: a sorte e a correção dos
cálculos, com maior valorização desta última variável. Levando em conta a
digitação correta ou não da chance de sorteio pelo usuário, e também o
sucesso ou o fracasso da escolha feita, o sistema atribui pontos a cada
jogada, da seguinte maneira:
- Chance correta e sucesso no sorteio = +2
- Chance correta e fracasso no sorteio = +1
- Chance errada e sucesso no sorteio = 0
- Chance errada e fracasso no sorteio = - 1
- Chance correta e fracasso no sorteio = +1
- Chance errada e sucesso no sorteio = 0
- Chance errada e fracasso no sorteio = - 1
Como o jogo consiste de 6
rodadas, o mínimo de pontos exigido para que o aluno mostre que entendeu
a atividade é 6; mesmo assim, com a avaliação do professor sobre a
digitação do aluno em cada rodada. O sistema emitirá mensagens,
sugerindo aos alunos que tenham obtido baixos índices de avaliação de
retomar a atividade desde o início. Caberá ao professor acompanhar essas
avaliações, com o objetivo de interferir nos casos em que não tenha
ficado claro como é feito o cálculo da chance de ocorrência de cada
evento.
PARA ACESSAR O JOGO ENTRE NO LINK probabilidade
Aplicações
algumas aplicações da probabilidade no cotidiano e na Ciência tecnológica:
• Genética, veja em http://www.infoescola.com/genetica/nocoes-de-probabilidade-em-genetica/
• Mega-sena veja em http://www.caixa.gov.br/loterias/loterias/megasena/probabilidades.asp
• Genética, veja em http://www.infoescola.com/genetica/nocoes-de-probabilidade-em-genetica/
• Mega-sena veja em http://www.caixa.gov.br/loterias/loterias/megasena/probabilidades.asp
Recursos Educacionais
Nome | Tipo |
---|
Avaliação
Para esta aula proponho que você elabore uma lista de
exercícios e peça aos seus alunos que a responda e utilize este recurso
como avaliação. Como sugestão, acesse o sítio
http://aprovadonovestibular.com/wp-content/uploads/2008/09/lista_exer_prob.doc.
fonte : Portal do professor (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/)
fonte : Portal do professor (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/)
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