Estatística
Na era da Informática,
grandes quantidades de dados são geradas e disponibilizadas cada vez mais
rapidamente. Saber analisá-los é fator essencial para transformá-los em informação.
Todo Estudo científico, independentemente da usa a área de atuação, é feito com
base em dados coletados por meio de uma observação. Em geral,tais dados estão
na forma numérica. Após o levantamento desses dados, usa-se a estatística como
ferramenta para manipulá-los, organizá-los e analisá-los, o que permite que
sejam transformados em informação.
Conceitos
Básicos
1. População e Amostra
O conjunto formado
pelos elementos que serão objetos do estudo é a população. Por séries de razões, como número de elementos, tempo,
custo etc. não é possível analisar todos os elementos da população. A
Estatística permite que, a partir de uma parte da população, seja possível
inferir características sobre todas elas. Esse subconjunto da população é
chamado de amostra.
2.
Variável
È cada uma das
características da população que poderá ser analisada no estudo. Ela pode ser:
a) Qualitativa: refere-se
a uma característica expressa na forma de um atributo, como cor, forma, classe
social etc.
b) Quantitativa:
refere-se a uma característica expressa na forma de números, como comprimento,
altura,peso,volume etc. Nesse caso, ainda pode ser classificada como :
·
Discreta: os valores a ela atribuídos
são provenientes de uma contagem. Assume valores inteiros, como quantidade de
itens.
·
Contínua: os valores a ela atribuídos
são provenientes de medições. Podem assumir valores reais, como comprimento, peso,
altura etc.
Distribuição
de Frequências
Uma das maneiras
possíveis para analisar dados acerca de uma determinada amostra é verificar a freqüência
com que ocorrem. Chama-se freqüência absoluta
a quantidade de ocorrências de um determinado dado. A razão entre sua freqüência
absoluta e total de observações é chamada de freqüência relativa, expressa geralmente em termos porcentuais. É
comum também calcular a freqüência absoluta
acumulada, que consiste na soma das freqüências absolutas dos dados
anteriores até aquele em questão. Da mesma forma, calcula-se a freqüência relativa acumulada. Em
algumas situações, é conveniente agrupar os dados em intervalos ou classes.
Para isso, calcula-se a amplitude total
da variável, dada pela diferença entre o maior e o menor valor observado. Em
seguida, estabelece-se a quantidade de faixas ou classes com que se deseja
trabalhar e, por fim, divide-se a amplitude total por esse número, obtendo-se
assim a amplitude do intervalo.
Gráficos
Estatísticos
Uma das Ferramentas
mais utilizadas da estatística, os gráficos permitem uma visualização
geométrica dos dados. Com eles, é possível ter uma visão global da pesquisa,
bem como identificar alguns aspectos importantes das variáveis. Os mais comuns
são:
·
Gráfico
de Barras (Horizontal ou Vertical)
·
Gráfico
de Segmentos ou Linha
·
Gráfico
de Setores
·
Pictogramas
·
Histogramas
O trabalho AVALIATIVO dos 3º ANOS
MANHÃ e TARDE será:
1. Elaborar 5 tipos de gráficos da
ESTATÍSTICA e confeccionar com material alternativo seus dados.
2. Postar os GRÁFICOS no Blog “Mundo
da Matemática”
Prazo de entrega: 3ª Semana de
Abril (16/04 à 20/04)
Temas:
1. Fraternidade e Saúde (SUS, número
de internações na cidade, estado e Brasil, Cirurgias médias e graves, partos
normais x Partos Cesariana etc.)
2. Fontes de Energia Alternativas (Energia
Eólica, Energia Solar, Biomassa,Hidrelétricas, consumo médio de 20 residências etc.)
3. Situação da Meio Ambiente com um
intervalo de pelo menos 20 anos (Floresta Amazônica, área desmatada, Mata Atlântica,
variação de Co no ar, variação média da temperatura etc.)
4. Copa do Mundo e Olimpíadas (
número de medalhas em pelo menos 4 edições diferentes, número de gols,
artilheiros, média de público, renda, etc.)
5. ENEM, Prouni e o SISU ( Evolução
em número de Inscritos, número de aprovações em Faculdades Particulares, média de pontos das Redações etc.)
6. Doenças Virais (dengue,H1N1,hepatite
A, herpes,AIDS etc.)
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