Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 8 de março de 2012

Trabalho Sobre a Estatística


Estatística
Na era da Informática, grandes quantidades de dados são geradas e disponibilizadas cada vez mais rapidamente. Saber analisá-los é fator essencial para transformá-los em informação. Todo Estudo científico, independentemente da usa a área de atuação, é feito com base em dados coletados por meio de uma observação. Em geral,tais dados estão na forma numérica. Após o levantamento desses dados, usa-se a estatística como ferramenta para manipulá-los, organizá-los e analisá-los, o que permite que sejam transformados em informação.
Conceitos Básicos
1.      População e Amostra
O conjunto formado pelos elementos que serão objetos do estudo é a população. Por séries de razões, como número de elementos, tempo, custo etc. não é possível analisar todos os elementos da população. A Estatística permite que, a partir de uma parte da população, seja possível inferir características sobre todas elas. Esse subconjunto da população é chamado de amostra.

2. Variável
È cada uma das características da população que poderá ser analisada no estudo. Ela pode ser:
a) Qualitativa: refere-se a uma característica expressa na forma de um atributo, como cor, forma, classe social etc.

b) Quantitativa: refere-se a uma característica expressa na forma de números, como comprimento, altura,peso,volume etc. Nesse caso, ainda pode ser classificada como :
·         Discreta: os valores a ela atribuídos são provenientes de uma contagem. Assume valores inteiros, como quantidade de itens.
·         Contínua: os valores a ela atribuídos são provenientes de medições. Podem assumir valores reais, como comprimento, peso, altura etc.
Distribuição de Frequências
Uma das maneiras possíveis para analisar dados acerca de uma determinada amostra é verificar a freqüência com que ocorrem. Chama-se freqüência absoluta a quantidade de ocorrências de um determinado dado. A razão entre sua freqüência absoluta e total de observações é chamada de freqüência relativa, expressa geralmente em termos porcentuais. É comum também calcular a freqüência absoluta acumulada, que consiste na soma das freqüências absolutas dos dados anteriores até aquele em questão. Da mesma forma, calcula-se a freqüência relativa acumulada. Em algumas situações, é conveniente agrupar os dados em intervalos ou classes. Para isso, calcula-se a amplitude total da variável, dada pela diferença entre o maior e o menor valor observado. Em seguida, estabelece-se a quantidade de faixas ou classes com que se deseja trabalhar e, por fim, divide-se a amplitude total por esse número, obtendo-se assim a amplitude do intervalo.

Gráficos Estatísticos

Uma das Ferramentas mais utilizadas da estatística, os gráficos permitem uma visualização geométrica dos dados. Com eles, é possível ter uma visão global da pesquisa, bem como identificar alguns aspectos importantes das variáveis. Os mais comuns são:
·         Gráfico de Barras (Horizontal ou Vertical)
·         Gráfico de Segmentos ou Linha
·         Gráfico de Setores
·         Pictogramas
·         Histogramas
O trabalho AVALIATIVO dos 3º ANOS MANHÃ e TARDE será:
1. Elaborar 5 tipos de gráficos da ESTATÍSTICA e confeccionar com material alternativo seus dados.
2. Postar os GRÁFICOS no Blog “Mundo da Matemática”
Prazo de entrega: 3ª Semana de Abril (16/04 à 20/04)

Temas:
1. Fraternidade e Saúde (SUS, número de internações na cidade, estado e Brasil, Cirurgias médias e graves, partos normais x Partos Cesariana etc.)
2. Fontes de Energia Alternativas (Energia Eólica, Energia Solar, Biomassa,Hidrelétricas, consumo médio de 20 residências etc.)
3. Situação da Meio Ambiente com um intervalo de pelo menos 20 anos (Floresta Amazônica, área desmatada, Mata Atlântica, variação de Co no ar, variação média da temperatura etc.)
4. Copa do Mundo e Olimpíadas ( número de medalhas em pelo menos 4 edições diferentes, número de gols, artilheiros, média de público, renda, etc.)
5. ENEM, Prouni e o SISU ( Evolução em número de Inscritos, número de aprovações em Faculdades  Particulares, média de pontos das Redações etc.)
6. Doenças Virais (dengue,H1N1,hepatite A, herpes,AIDS etc.)

Sem comentários:

Enviar um comentário