Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Noções e definições envolvendo os sólidos platônicos.
Explorar o sólido em 3D com o apoio de um programa de computador.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conceitos de ângulo, diâmetro, raio e medidas. Noções básicas de polígonos e poliedros.
Estratégias e recursos da aula
É comum encontrarmos poliedros regulares no nosso
cotidiano. Suas formas estão presentes desde estruturas de cristais,
dados de jogos e até mesmo em vírus (biologia). Nessa aula pretende-se
oferecer recursos para que o professor desperte o interesse dos alunos
pela geometria, além de apresentar e oferecer a possibilidade de
explorar os poliedros regulares de Platão de uma forma diferenciada e
atraente para os alunos.
Recurso de Vídeo
O professor tem a disposição um vídeo que apresenta interessantes relações da geometria com a natureza, com o uso da geometria, além de explicações e animações que favorecem muito o entendimento dos sólidos platônicos. Esse vídeo é um excelente recurso para começar a abordar o assunto com os alunos.
Tempo do vídeo: 10 minutos.
Recurso disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me001052.wmv
Características dos Sólidos de Platão
O próximo passo é trabalhar com os alunos as características dos Sólidos de Platão.
O Portal do Professor disponibiliza um objeto de aprendizagem que permite aos alunos explorarem e interagirem com sólidos virtuais. O uso desse recurso favorece significativamente o entendimento do conteúdo.
Recurso disponível em:
Los sólidos platónicos
Atividade
Durante a exploração dos sólidos usando o objeto de aprendizagem, o professor pode solicitar aos alunos que criem e preencham uma tabela que apresente as características que tornam um poliedro um Sólido de Platão. Eis um exemplo já preenchido:
O professor pode pedir aos alunos que procurem outras aplicações dos
Sólidos Platônicos. Um aspecto interessante dessa atividade é a
posibilidade dos alunos assistirem ao vídeo quando e quantas vezes
quiserem durante o trabalho.
Recurso de Vídeo
O professor tem a disposição um vídeo que apresenta interessantes relações da geometria com a natureza, com o uso da geometria, além de explicações e animações que favorecem muito o entendimento dos sólidos platônicos. Esse vídeo é um excelente recurso para começar a abordar o assunto com os alunos.
Tempo do vídeo: 10 minutos.
Recurso disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me001052.wmv
Características dos Sólidos de Platão
O próximo passo é trabalhar com os alunos as características dos Sólidos de Platão.
O Portal do Professor disponibiliza um objeto de aprendizagem que permite aos alunos explorarem e interagirem com sólidos virtuais. O uso desse recurso favorece significativamente o entendimento do conteúdo.
Recurso disponível em:
Los sólidos platónicos
Atividade
Durante a exploração dos sólidos usando o objeto de aprendizagem, o professor pode solicitar aos alunos que criem e preencham uma tabela que apresente as características que tornam um poliedro um Sólido de Platão. Eis um exemplo já preenchido:
Poliedro Regular | Vértices | Faces | Tipo de Face | Arestas |
Tetraedro | 4 | 4 | triângulo | 6 |
Hexaedro | 8 | 6 | quadrado | 12 |
Octaedro | 6 | 8 | triângulo | 12 |
Dodecaedro | 20 | 12 | pentágono | 30 |
Icosaedro | 12 | 20 | triângulo | 30 |
Recursos Educacionais
Nome | Tipo |
---|---|
Los sólidos platónicos | Animação/simulação |
Recursos Complementares
É possível criar poliedros com atilhos (também
conhecidas como borrachinhas para dinheiro) e cartolina. Um website que
apresenta esse recurso sendo utilizado pode ser acesso no endereço:
http://mathematikos.psico.ufrgs.br/im/mat01039052/solidos_cartoes.html .
Um outro endereço apresenta o modelo dos polígonos para a construção das
faces dos poliedros
http://mathematikos.psico.ufrgs.br/im/mat01039052/poliedros_cartoes_pb.html
Avaliação
Além de avaliar o desempenho dos alunos durante as
atividades, a montagem de poliedros usando atilhos e cartolina seria uma
boa opção de avaliação, uma vez que o conhecimentos trabalhados
deveriam ser aplicados no trabalho.
Sem comentários:
Enviar um comentário